segunda-feira, 10 de junho de 2013

"....Vozes que nunca esquecemos...."


NOME: Luciano Pavarotti (71 anos) 
QUEM FOI: Cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.
NASCIMENTO: 12 de outubro de 1935 – Móderna, Itália.
MORTE: 6 de setembro de 2007 – Móderna, Itália.
CAUSA DA MORTE: Pneumonia em decorrência de um câncer pancreático.

....Eis, aqui o cantor Pavarotti......

Só os loucos entendem por sua voz e admiração.....

Pelo menos, eu entendo......MAGNÍFICO SEMPRE!!!



06/09/2007 - 09h43

José Carreras: "Pavarotti era sem dúvida uma das maiores vozes da história"


Nascido na cidade de Modena, Itália, em 12 de outubro de 1935, Pavarotti teve sua primeira experiência musical no coro de sua cidade natal, no qual cantava com seu pai. Mais tarde, junto ao coral Gioachino Rossini, foi até o País de Gales para participar de um concurso internacional de canto. Venceram, e o evento aumentou a ambição do jovem Pavarotti de se tornar tenor.
Estudou canto e conseguiu o diploma de maestro elementar. Mais tarde foi instruído por Arrigo Pola e por Ettore Campogalliani. Em 1961 venceu o prestigioso Concurso Internacional, que lhe deu a oportunidade de debutar, no mesmo ano, na ópera La Bohème, no papel do protagonista Rodolfo.
Colegas:

Pavarotti contracenou com os mais ilustres cantores 
clássicos de sua época, como Montserrat Caballé, Piero Cappuccilli,José Carreras, Plácido Domingo, Kiri Te Kanawa, Joan Sutherland, entre outros. Também foi regido por Tullio Serafin, Claudio Abbado, Leonard Bernstein, Seiji Ozawa, Zubin Mehta, Eugene Ormandy, entre muitos outros.
No decorrer de sua carreira, participou de montagens da Metropolitan Opera (Nova York), Bastille e Garnier (Paris), Deutsche Oper (Berlin), La Fenice (Veneza),Glyndebourne e Royal Opera House Covent Garden (Londres), Staatsoper (Viena) e La Scala (Milão).

 Com os colegas e amigos pessoais José Carreras e Plácido Domingo, Pavarotti viajou o mundo divulgando o espetáculoTrês Tenores.
Pavarotti & Friends:
O tenor italiano sempre teve uma grande paixão por cavalos. Sendo um especialista no setor, Pavarotti organizou um circuito internacional de salto de obstáculos, chamadoPavarotti International.
O campeonato, no entanto, originou um concerto beneficente, chamado Pavarotti & Friends, que completou sua décima edição em 27 de maio de 2003. Editado em CD, os concertos lançaram sucessos como Miss Sarajevo, que o tenor cantou com a banda irlandesa U2.

Site de Pesquisa: 
www.sabercultural.com.br

Comentário:

"Não é por ele ser somente um italiano, não.......mas por ser um grande tenor que jamais ninguém como eu irá esquecer quando ele esteve neste Mundo.....Luciano Pavarotti era um dos diferentes e fortes tenores da Ópera.....ainda tenho que citar mais alguns......mas.......
saudades desse magnífico cantor de voz forte e de marca Mundial.....Esse sim, cantava para o Mundo!!! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário