Definição: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível à vista humana e que dá evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo. Diversos destes usos são considerados aqui em conexão com os tópicos que podem surgir no ministério de campo.
Que é o espírito santo?
Uma comparação dos textos bíblicos que se referem ao espírito santo indica que se fala de pessoas ficarem ‘cheias’ com tal espírito santo; que elas podem ser ‘batizadas’ com ele; e que podem ser ‘ungidas’ com ele. (Luc. 1:41; Mat. 3:11; Atos 10:38) Nenhuma destas expressões seria apropriada se o espírito santo fosse uma pessoa.
Jesus também se referiu ao espírito santo como “ajudador” (grego:pa·rá·kle·tos), e disse que este ajudador ‘ensinaria’, ‘daria testemunho’, ‘falaria’ e ‘ouviria’. (João 14:16, 17, 26; 15:26; 16:13) Não é incomum nas Escrituras que algo seja personificado. Por exemplo, diz-se que a sabedoria tem “filhos”. (Luc. 7:35) Fala-se do pecado e da morte como sendo reis. (Rom. 5:14, 21) Embora alguns textos digam que o espírito “falou”, outras passagens tornam claro que isto foi feito mediante anjos ou humanos. (Atos 4:24, 25; 28:25; Mat. 10:19, 20; compare Atos 20:23 com Atos 21:10, 11.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água, e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. Portanto, nenhuma das expressões encontradas nestes textos provam em si mesmas que o espírito santo seja uma pessoa.
A correta identificação do espírito santo deve ajustar-se a todos os textos que se referem a esse espírito. Com tal conceito, é lógico concluir que o espírito santo seja a força ativa de Deus. Não é uma pessoa, mas a poderosa força que Deus faz emanar de si mesmo para realizar sua santa vontade. — Sal. 104:30; 2 Ped. 1:21; Atos 4:31.
O que fornece evidência de que a pessoa realmente tem o “espírito santo”?
Luc. 4:18, 31-35: “[Jesus leu do rolo do profeta Isaías:] ‘O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas’ . . . E desceu a Cafarnaum, uma cidade da Galiléia. E ele os ensinava no sábado; e ficaram assombrados com o seu modo de ensinar, porque a sua palavra era com autoridade. Ora, havia na sinagoga um homem com um espírito, um demônio impuro, e ele gritava com voz alta . . . Mas Jesus censurou-o, dizendo: ‘Cala-te e sai dele.’ Assim, depois de lançar o homem no meio deles, saiu dele o demônio sem lhe fazer dano.” (O que forneceu evidência de que Jesus possuía o espírito de Deus? O relato não diz que ele estremeceu ou gritou ou andou de um lado para outro com fervor. Em vez disso, conta-nos que ele falou com autoridade. É digno de nota, porém, que nessa ocasião um espíritodemoníaco deveras induziu um homem a gritar e a cair no chão.)
Atos 1:8 diz que quando os seguidores de Jesus recebessem o espírito santo seriam testemunhas dele. Segundo Atos 2:1-11, quando eles efetivamente receberam esse espírito, os observadores ficaram impressionados pelo fato de que, embora os que falavam fossem todos galileus, falavam sobre as coisas magníficas de Deus em línguas que eram familiares aos muitos estrangeiros presentes. Mas o registro não diz que houve quaisquer arrebatamentos emocionais da parte dos que receberam o espírito.
É digno de nota que quando Elisabete recebeu o espírito santo e exprimiu “um alto grito” ela não estava numa reunião para adoração, mas cumprimentava uma parenta que a visitava. (Luc. 1:41, 42) Quando, segundo relatado em Atos 4:31, o espírito santo caiu sobre discípulos reunidos, o lugar foi abalado, mas o efeito desse espírito sobre os discípulos foi, não de estremecerem nem de rolarem de um lado para outro, mas de ‘falarem a palavra de Deus com denodo’. Da mesma forma hoje, o destemor em falar a palavra de Deus, o empenhar-se zelosamente na obra de dar testemunho — estas coisas dão evidência de que a pessoa tem espírito santo.
Gál. 5:22, 23: “Os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio.” (São tais frutos, em vez de arrebatamentos de fervor religioso, que a pessoa deveria procurar ao buscar encontrar o povo que verdadeiramente possui o espírito de Deus.)
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