quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Texto para refletir na vida...."

Vale a pena viver - nem que seja para dizer que não vale a pena..

Existe uma vida que vale a pena viver. Uma vida que pelos fundamentos e valores espirituais agregados é plena e com propósito. Uma vida que em sua essência é abundante e que conduz a eternidade. Jesus disse: “o ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10.10). A palavra ‘vida’ que Jesus se refere neste texto é Zoe; que significa a vida de Deus; a vida que Jesus viveu; vida com a mesma qualidade da vida de Jesus!

1.  Há uma vida que significa existência: “soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2.7). Este fôlego de vida representa a existência de todas as criaturas. Existimos porque a vida que temos foi soprada pelo Criador. Porém, esta existência é breve; “vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (Tg 4.14).
2.   Há uma vida que significa experiência: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação... já tenho experiência” (Fp 4.11-12). É a vida que passou a ser construida em nós, apartir das experiências pessoais e circunstâncias externas. A vida que desenvolveu o conhecimento, o caráter e temperamento.

Todas as pessoas tem, em algum grau, este tipo de vida – existência e experiência. É importante para as relações humanas; conduzem a boas realizações e objetivos pessoais; porém são temporais, limitadas. Uma pessoa vivendo neste dois níveis de vida pode se sentir realizado e feliz, mas incompleto!

3.       Há uma vida que significa essência: “eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10.10b). Jesus fala para pessoas que já viviam nos dois primeiros níveis de vida: existência eexperiência; porém faltava-lhes a essência: Vida abundante! É a vida espiritual que passa a existir no novo nascimento, vida de Deus no coração daquele que confessa e ama a Jesus (1 Jo 5.12-13). Jesus é a vida (Jo 14.6; 1 Jo 5.11), o autor da vida (At 3.15) e a Palavra é vida (Jo 6.63). A essência; a vida abundante é a vida que tem sentido, tem propósito, é completa.

Zoe é a vida que vale a pena viver. A vida do próprio Deus em nós! O ladrão é satanás; que através de suas estratégias provoca a destruição da vida. Ele age por meio do sistema do mundo, influenciando a sociedade com valores e filosofias que levam a humanidade a distanciar-se de Deus, esquecer-se de Deus ou ainda blasfemar contra Deus. Age por meio da natureza humana, despertando paixões e desejos pecaminosos que levam os homens a destruição da sua alma e do próximo. Tudo o que ele faz resultará em morte e destruição. Porém, a vida de Deus, em Cristo Jesus, é diferente! É plena, abundante, eterna. Receba desta vida! Permaneça nesta vida! Ande e se mova na dimensão da Zoe!







Nenhum comentário:

Postar um comentário