quarta-feira, 17 de julho de 2013

"....Sobre a fé...! "

Fé para viver tempo de mudanças



HEBREUS 4

1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.
2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.

O povo de Israel precisava entrar em um tempo de mudança, mas não misturaram fé às promessas que haviam recebido.

Mudança requer a coragem de renunciar ficar parado. Ficar parado é mais fácil. Mudar é deixar ou adaptar coisas do tempo velho. É adquirir coisas novas. E fazer uma mudança envolve sacrifício.

A Bíblia fala de mudança do início ao fim. Começa em Gênesis falando do Espírito Santo se movendo para mudar. A Bíblia termina falando de tudo se fazer novo. Novos céus e nova terra. Fala que Jesus vem. Fala de mover-se em direção a essas coisas novas.

O Tabernáculo é a maior figura bíblica de mudança. O povo de Israel montava seu acampamento em volta do tabernáculo. Quando a nuvem se movia todo o povo deveria se mover. Eles precisavam estar atentos ao movimento do céu para poder se mover na terra.

Na nova aliança eu sou o tabernáculo de Deus. Se sou tabernáculo minha vida com Deus é um movimento constante. Se sou um sacerdote que sirvo neste tabernáculo eu me movo.

É interessante observar que o acampamento se movia com o tabernáculo. Isto me faz entender que se o meu coração está alinhado em obedecer o movimento do céu não só as coisas espirituais e ministeriais (tabernáculo) da minha vida vão se mover mas também minha família, vida profissional (meu acampamento) vão ser movidas também. Quando a nuvem movia-se não era apenas a "vida religiosa", com o tabernáculo, mas também a "vida familiar" que insistimos em separar.

Essas mudanças se traduziram na minha vida com minha faculdade, meu trabalho, minha nova casa, meu casamento e agora no nascimento da minha filha. Percebi tempos diferentes sobre minha vida espiritual e ministerial também. Tudo estava bem conectado.

Toda mudança envolve trabalho. Exige que adoremos com sacrifício. Jesus não se negou a sacrificar e disse para Satanás na tentação que somente ao Senhor teu Deus adorarás e a Ele servirás. Esta palavra, servir, significa prestar adoração como serviço de um sacerdote que servia no tabernáculo. É adoração que sacrifica. Adoração como renúncia.

Para se converter e viver a primeira mudança de vida cristã é necessário sacrificar. Para continuar a se arrepender e não ser um cristão medíocre (na média) é necessário sacrificar a cada dia. Sacrificar não é um lugar agradável.
Para Abraão, levar Isaque ao sacrifício era algo doloroso. Creio que Deus pediu Isaque, pois na vida de Abraão, talvez as prioridades não estavam mais no sacrifício a Deus (compare Gênesis 12:8 com 21:8). Isso não significa que não podemos nos divertir, mas é preciso saber se mover de acordo com o mover dos céus.

Para o apóstolo Paulo, conhecer a Cristo significava a perda de todas as coisas. (Filipenses 3:7-11)

Somos chamados para mudanças. Para vivermos os sonhos e promessas de Deus para nós e para o nosso ministério precisamos nos sacrificar e nos mover. Não sejamos como aquela geração em Israel que não acompanhou com fé as promessas de uma nova terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário